-
Arquitetos: A8000
- Ano: 2014
-
Fotografias:Tomáš Dittrich
-
Fabricantes: AVETON, Gravelli
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Fórum Karlín, um salão multiuso dentro de um complexo de edifícios de escritórios situado em Karlín, um antigo distrito industrial de Praga que vem se desenvolvendo desde o princípio do século XIX. O conceito interno corresponde à atual atmosfera do distrito, um lugar onde ainda se sente o passado industrial mas foi reativado e tem criado uma nova vida através de edifícios contemporâneos que abrigam escritórios, espaços de exposição de arte contemporânea e cenários de teatros alternativos. O passado industrial e o contraste entre os edifícios da fábrica, grossos e antigos, o desenho atual criam uma nova face no interior da salão. Com ambiente polivalente, oferece possibilidades para acolher concertos, bailes, banquetes e obras de teatro, assim como os eventos mais íntimos nos vestíbulos de cada pavimento.
O salão ocupa três pavimentos entre o estacionamento no subterrâneo e os escritórios dos pavimentos superiores. Cada andar conta com seu próprio acesso e um ambiente diferente. A escadaria de três patamares conecta o nível intermediário de acesso com os outros níveis; da entrada, onde estão os vestiários e banheiros, é possível aceder ao poço cênico. O subsolo conta com dois bares e um espaço de encontro para grandes eventos. Este ambiente está associado com o poço que pode ser separado com um painel móvel acústico. O nível mais alto da sala é acessível desde o espaço de entrada por uma escadaria; esta segunda galeria é acessível por um lobby VIP que oferece uma atmosfera intimista, similar a um club. A diferente função de cada pavimento é expressa em diferentes cores e materiais.
As salas de serviço - vestiários, salas para o serviço de comida, escritórios - estão localizados atrás do palco. Os materiais e detalhes no interior refletem a rugosidade industrial - as colunas estruturais de concreto estão expostas, assim como o concreto da escadaria principal, também aparente. Os painéis na parede são metálicos em seu estado cru. Os materiais brutos das superfícies se combinam com detalhes finos dos interiores, como nos bares, detalhes nas esquadrias e portas, escadas metálicas e espelhos. O poço possui um acabamento natural de carvalho. A paleta de cores do Salão cumpre com os requerimentos para produções, que necessitam espaço escuro. Não se limitam à cor preta, se utilizam uma grama de tons cinza que vão clareando a medida que o visitante vai subindo. Algumas superfícies são de cor amarela e os ícones e símbolos gráficos animam o esquema de cor monocromático, que deve promover o ambiente industrial em todo o espaço.